segunda-feira, 7 de novembro de 2016

“...Após mim...”

(Devocional feito na reunião do Ministério de louvor da PIB em Erechim/RS no dia 23/01/2016)

Já compartilhei aqui, em vários outros textos o que entendo ser biblicamente a minha visão ministerial.
Em um destes textos, embasei-me no texto de Mt 6:33 que nos traz palavras do próprio Jesus a respeito de qual deve ser o lugar das coisas de Deus em nossas vidas.
Hoje convido você a refletir a respeito de outro texto. Também palavras ditas pelo próprio Senhor Jesus e que aprofundam mais ainda aquilo que ele disse em Mt 6:33.
Leiamos Mt 16:24. É um texto muito conhecido!


“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;”
Quando lemos o contexto de Mateus 16, vamos ver que pouco antes disto Jesus adverte seus discípulos a absterem-se do “fermento dos fariseus”, ou seja, de suas doutrinas e religiosidade que os mantinha cegos espiritualmente e endurecidos de coração.


No verso 24 o Senhor explica claramente os passos que devemos seguir para que sejamos realmente seus discípulos, ou seguidores. Vamos analisar cada parte do texto pra tentarmos chegar ao entendimento do que o Senhor Jesus está nos dizendo aqui;


- SE alguém quer vir após mim:
“SE...” indica uma ação condicional, ou seja, Jesus está nos dizendo que é uma escolha pessoal que temos a liberdade de fazer! Não somos obrigados a servi-lo, ESCOLHEMOS fazê-lo!

“...alguém quer vir após mim” – O termo “vir após mim” pode ser encontrado de outras formas dependendo da tradução que utilizamos da bíblia. Na NVI leremos “se alguém quiser acompanhar-me”,  a versão católica traz “se alguém quiser vir comigo” e a NTLH diz “se alguém quer ser meu seguidor”.
Podemos observar quando seguimos lendo o texto e o restante da história de Cristo aqui na terra que este “vir após mim” traz uma ideia de sucessão ou continuidade!
Foi o próprio Jesus que afirmou que ‘aquele que crêsse Nele faria obras ainda maiores do que as que Ele fez (Jo 14:12)’. Ou seja, Compreendemos que Jesus deseja que nós, seus discípulos, continuemos a Sua obra neste mundo!

- Negue-se a si mesmo:
Entre as traduções disponíveis, leremos este trecho de várias formas, como por exemplo na ACF e na versão católica, onde vemos “renuncie-se a si mesmo” e na versão O livro leremos “esquecer de si próprio”. Mas a tradução que mais me chama a atenção é a NTLH, que diz “esqueça os seus próprios interesses”.
Ou seja, Jesus nos orienta a “colocar em segundo plano” aquilo que é importante pra nós mesmos e focarmos nossas energias primeiramente naquilo que importa PARA ELE!!

- Tome a sua cruz
A crucificação era considerada a pior (ou uma das piores) forma de execução na época do Império Romano, não apenas pelo ato em si, mas também por tudo que o precedia!
O condenado era forçado a caminhar por toda a cidade carregando a própria cruz nas costas, como uma declaração pública de sua culpa! Era algo equivalente a sair com uma faixa gigante dizendo “eu cometi um crime e estou indo morrer como consequência disto!”
Aqui vemos o Senhor nos convidando a “assumir a responsabilidade” ou “pagar o preço” de forma que seja conhecido publicamente o compromisso que assumimos com Ele!
Este termo confirma o anterior, quando Ele diz “negue-se a si mesmo”!

- e siga-me!
O “seguir” expresso aqui nos traz o sentido de “abraçar o compromisso”! Matar no peito a responsabilidade e obedecer ao Chamado Dele para nós!

Talvez você observe que o texto não fala especificamente a respeito do Ministério de Louvor ou ao Ministério pastoral, e eu vou concordar com você; não fala mesmo!
Isto apenas torna o texto ainda mais sério, pois se aplica a QUALQUER Ministério! Aplica-se à vida cristã de forma geral!

Este Chamado de Cristo aplica-se a QUALQUER UM que deseja ser seu seguidor, ou como vimos anteriormente, seu “sucessor” no trabalho que Ele iniciou aqui na Terra!

Estamos equivocados quando achamos que a responsabilidade é maior sobre os pastores, ministros ou líderes!
Biblicamente falando, existe uma diferença sim, mas ela é meramente FUNCIONAL!
TODOS NÓS que cremos em Cristo somos chamados pra ser SACERDOTES do Senhor (1 Pe 2:9).

Precisamos compreender também que o Ministério (consequentemente os líderes) cumprem uma função que talvez seja diferente daquilo que pensamos!
Veremos em Ef 4:10-12 que o Espírito Santos concede dons específicos a determinadas pessoas, conhecidos na teologia como “Dons Ministeriais” e a FUNÇÃO destas pessoas está descrita com clareza no verso 12: “Tendo em vista o APERFEIÇOAMENTO dos santos, para a obra do ministério, para EDIFICAÇÃO do Corpo de Cristo:”

De acordo com a Palavra, o ministério não é pra que você ou a gente simplesmente “sinta-se útil”, isto é consequência!
O ministério não serve pra que você sinta-se realizado e feliz; isto também é consequência!

Que possamos, em primeiro lugar, permitir que o Senhor nos aperfeiçoe! E consequentemente nos tornarmos padrão, líderes pra que através de nós, outros sejam aperfeiçoados no Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário