segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mais bíblia

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mt 22:29
Alexandre Xavier – 22/07/2013

Uma coisa interessante que eu observo com o advento das redes sociais, é que geralmente a segunda feira nos dá um feedback de como foi o culto no domingo em várias igrejas ao longo do Brasil.

Isto desde a época do Orkut e agora no Tweeter e também Facebook, é muito normal na segunda feira a gente ver irmãos postando alguma frase que o marcou na mensagem, um versículo que foi lido e que ficou na cabeça e também uma parte ou até mesmo a letra inteira de algum dos cânticos que foi ministrado no louvor!

O lado positivo disto é que podemos perceber que muitos cristãos estão realmente indo à igreja e aprendendo algo, a mensagem está entrando e ficando gravada na mente e coração destas pessoas!

Porém o lado negativo é que temos vivido numa cultura cristã altamente “consumista”.
Muitos “crentes” passam a semana inteira sem abrir a bíblia ou algum livro. A única oração que fazem é aquela “reza pronta” da hora da refeição que já sai no automático, mas não tem um tempo verdadeiro de oração em que dobram os joelhos no oculto do quarto e se colocam na presença do Senhor! (Mt 6.6)

Isto somado ao fato de que muitas das pregações que se ouve hoje em dia são voltadas somente ao bem estar do ser humano.
Usam textos bíblicos isolados pra trazer mensagens de “auto-ajuda” e deixam de realmente ensinar a Palavra de Deus, e o mesmo acontece nos louvores, muitas vezes cheios de “Vãs repetições” e sem nenhum conteúdo, com músicas que visam o entretenimento mas que não levam à verdadeira adoração!

Glórias a Deus por todos aqueles que postam frases, mensagens, trechos de músicas e buscam desta forma expor sua fé e aquilo que o Senhor tem falado ao seu coração! Creio que este desejo vem do Senhor e agrada a Ele.

Mas quero convidar cada um de nós, crentes em Cristo a sermos mais “Bereanos” em nossa fé!
Em Atos 17:11 o escritor nos fala sobre o hábito dos habitantes da cidade de Beréia, que não apenas recebiam a palavra pregada, mas como diz o texto, “examinavam as escrituras todos os dias pra ver se as coisas eram de fato assim”!

A bíblia é a melhor ferramenta que o Senhor nos deu pra vivermos a plenitude do evangelho, conhecermos a Sua vontade pras nossas vidas e também pra que não sejamos enganados!

Na sua carta aos Efésios, no capítulo 4, Paulo expressa exatamente este pensamento e enfoca a importância de crescermos na fé e no conhecimento. Ele usa a expressão “pra que não sejamos como meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. (v.14)

Que tenhamos a maturidade necessária pra não nos deixarmos levar por uma fala bonita e oratória impecável, melodias agradáveis e bem tocadas, recursos tecnológicos e estratégias bem elaboradas se tudo isto NÃO ESTIVER EMBASADO NA PALAVRA DE DEUS!

Todas estas ferramentas são maravilhosas se usadas pra transmitir a mensagem do evangelho, porém, e temos visto isto, são totalmente destrutivas nas mãos erradas, daqueles que querem explorar a fé dos “pequeninos”.


Nossa única proteção: Sigamos o exemplo dos Bereanos; Bíblia em nós!!!

Um comentário:

  1. Amém irmão Alexandre ,concordo plenamente que Deus continue te usando poderosamente hoje e sempre ,vc é um canal de bênção para muitas vidas e que o senhor te abençoe mais e mais,um abraço......Fica na paz do senhor.

    ResponderExcluir