sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Deus que chama, mas nunca “corre atrás”.

Lc 15:11-32, Jonas

Há algumas semanas atrás surgiu uma polêmica nas redes sociais a respeito da música “Filho meu”, do cantor gospel Thales Roberto.
Após ouvir e analisar a letra da música, eu me posicionei no Facebook no tópico onde foi comentado o assunto.

Mas creio que vale à pena aprofundar o tema, pois infelizmente esta visão errada que as pessoas têm de Deus em nossos dias é algo que tem criado, além de teologias erradas, uma geração de CRENTES MIMADOS, que se acham a última bolachinha do pacote e pensam que estão fazendo algum favor pra Deus simplesmente por irem à igreja.

O Senhor não “corre atrás”.
A ilustração mais perfeita que o Senhor Jesus nos dá de como o Pai age com seus filhos é a famosa Parábola do filho pródigo.

Precisamos observar que o pai da parábola não contesta a decisão do filho e nem fica argumentando com ele. Simplesmente aceita a decisão do filho de o deixa ir.
Não vemos o pai indo atrás ou mandando alguém seguir o filho.
Este pai não contrata um detetive pra seguir seu filho e nem coloca sua foto em caixinhas de leite. Ou seja, quando o filho decide separar-se do pai, com certeza o pai não gosta, mas ele respeita a decisão.

Mas é importante nos lembrarmos do retorno do filho!
Quando o Pai vê de longe o seu filho voltando, este pai não fica esperando, ele corre na direção de seu filho.
Mas o Pai fez isto porque o filho tomou a decisão de voltar. Este pai não foi correndo atrás do filho quando ele tomou a decisão de partir!
E apesar da “fala ensaiada” do filho, o pai deixa bem claro com suas ações; “eu nunca deixei de ser seu pai e você nunca deixou de ser meu filho! A separação entre nós nasceu na sua cabeça, mas nunca na minha!”

E assim é o nosso Deus; através de Jesus Ele deu a grande demonstração de que está de braços abertos nos esperando sempre, mas mesmo Jesus não, veio à Terra pra “correr atrás” do ser humano, mas sim pra nos mostrar que apesar do ser humano virar as costas pro Pai, o Pai dá a oportunidade da reconciliação a todos que a quiserem.

O Deus que chama
Alguns entre nós, têm um chamado específico da parte do Senhor!
A bíblia nos mostra vários exemplos de homens e mulheres que foram “chamados” por Deus pra uma missão específica.
E quando Deus chama, não tem frescura; Deus cumpre o propósito Dele na vida da pessoa que aceitou este chamado!

Vemos este exemplo na vida do profeta Jonas! Jonas aceitou o chamado pra ser profeta do Senhor, mas depois quis dizer não pra missão que o Senhor tinha pra Ele. Jonas inclusive tentou fugir pra outro lugar, mas o Senhor, de maneira espetacular deixou claro pra Jonas: “Você aceitou ser meu profeta? Então é pra lá que você vai!” E assim Jonas, mesmo contrariado, cumpriu a missão que o Senhor designou para ele.
Quando Deus tem um chamado pra sua vida e Ele te escolheu e capacitou para isto, não se iluda! Você pode até “atrasar” aquilo que Deus quer fazer, mas Ele vai fazer!
Teria sido muito mais fácil pra Jonas simplesmente ir direto pra Nínive, não é verdade?!

No meu próximo texto vou contar um pouco sobre como Deus fez o mesmo na minha vida!
Eu até tentei “desistir”, mas o Senhor não me deu esta escolha e me trouxe de volta, mas é importante deixar claro aqui; Deus nunca correu atrás de mim, Ele esperou que eu me voltasse para Ele, e aí sim começou a agir!


Deus os abençoe e até a próxima semana! 

Um comentário:

  1. Tem uma frase que diz que Deus é um cavalheiro, e como um cavalheiro ele te espera á porta, ele nao vai arrombar a porta, ele nao entrará sem que vc o deixe, porém se você deixá-lo entrar a sua casa (teu ser, tua alma), nunca será a mesma, pois onde Deus está há transformação!Alegremos no Deus que tranforma situações e vidas.

    ResponderExcluir