quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Cristãos"??

A bíblia nos relata no livro de Atos (11:26), o momento em que os apóstolos foram, pela primeira vez, chamados de “Cristãos”!

Isto ocorreu em um momento em que os apóstolos ficaram sabendo de um grande movimento e várias conversões que haviam ocorrido na cidade de Antioquia, após a morte de Estevão, quando alguns homens chíprios e cirenenses entraram naquela cidade anunciando o Senhor Jesus (At 11:20).

A Igreja então enviou Barnabé para lá, este, logo em seguida foi a Tarso buscar Saulo e leva-lo pra lá.

A Palavra diz que durante um ano eles permaneceram naquela igreja e lá foram “pela primeira vez chamados de cristãos”.

De acordo com o dicionário bíblico (http://biblia.com.br/dicionario-biblico/?s=crist%C3%A3o&ok=pesquisar), este termo, Cristão, era usado no segundo século pra destacar características de amabilidade, gentileza e não-ofensa que eram observados nos seguidores dos ensinamentos de Cristo!

Em sua origem, o termo significa “pequeno Cristo”, ou seja, alguém que age e se porta da mesma forma que Jesus, ou um imitador de Cristo!

Disto isto...
Me preocupa profundamente o nosso comportamento!

Nós, os crentes pós-modernos, ao mesmo tempo que temos procurado ser conhecidos como cristãos, em muitos momentos agimos e falamos de forma totalmente contrária a forma de Jesus!

Pelo contrário, temos feito aquilo que a bíblia nos diz para NÃO fazer e temos “nos conformado” com os padrões deste mundo!

Este fato pode ser observado no dia a dia, em várias áreas de nossa vida, mas é algo que se acentua muito quando olhamos para as famigeradas “redes sociais”, das quais quase todos nós participamos nos dias de hoje!

Quando observo algumas “postagens” ou repostagens de alguns irmãos, noto cada vez mais padrões do mundo que são totalmente opostos aos ensinamentos e a forma como Cristo viveu entre nós!

Inclusive já li alguns comentários sobre os quais pensei; “glórias a Deus porque Jesus nunca pensou e nem agiu da mesma forma que este irmão!”

Apenas citando alguns exemplos:
Já vi vários irmãos mandando “indiretas pra outros”, postando frases como: “chega de tratar como prioridade quem me trata como opção!”

O que Jesus ensina?
Nosso Senhor, ATÉ HOJE é tratado por grande parte dos crentes como “opção”, e mesmo assim, Ele segue nos vendo como prioridade! Tanto que deu a própria vida por nós e está sempre de braços abertos pra nos receber e perdoar, não importando quantas vezes nós o tenhamos “negado”!

Outra comum (este ano já vi uns 15 irmãos postando), é algo tipo...
“valorize quem te valoriza...” ou “ame quem te ama...” dando a ideia de que só devemos nos importar com aqueles que se importam conosco.

Jesus disse e praticou exatamente o oposto disto!
“...Eu porém vos digo; amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus!” (Mt 5:44)
E mesmo crucificado, Jesus pediu ao Pai que perdoasse aqueles que queriam vê-lo morto!

Território neutro
Alguns crentes, infelizmente acreditam que a Internet é um território neutro; onde eu posso falar qualquer coisa que eu quiser, escrever qualquer besteira, repassar qualquer absurdo e isto ficará restrito à internet!

Mais que crentes, Cristãos
Estas duas palavras NÃO SÃO sinônimos, como alguns acreditam!
De forma resumida; crente é qualquer pessoa que crê em algo. Cristão é aquele que imita a Cristo!

Ouvi uma palavra esta semana muito interessante; O Senhor colocou o nosso ouvido bem pertinho do cérebro e bem afastado do coração!

Isto serve pra nos mostrar que nossa fé é também um exercício de inteligência!
Infelizmente alguns irmãos tem preferido ignorar a existência do cérebro e por falta de conhecimento, jogam tudo que entra pelos ouvidos direto para o coração! Ou seja, agem e falam muito mais movidos pelas emoções do que pela razão!

Para nossa realidade...
Simples; vamos ser mais sensatos. Pensar mais antes de falar e de agir.


Antes de clicar em “compartilhar” pra qualquer texto no face, observemos à luz da Palavra de Deus, pra que não nos tornemos propagadores dos princípios deste mundo, mas sim que possamos ser verdadeiros CRISTÃOS em todo o sentido que isto representa, inclusive na “rede”!

Um comentário: